quinta-feira, 25 de agosto de 2016

"Liberté, egalité, fraternité"? Só que não


A história da proibição do burkini, em França, anda a incomodar-me. Incomodar é pouco, anda mesmo a irritar-me e muito. Proibir a burka eu até percebo, por questões de segurança é importante que a pessoa não tenha a cara tapada, e de burka é impossível identificar seja quem for. Agora o burkini muito sinceramente não percebo a escandaleira. Aquilo incomoda exactamente porque? Uma pessoa completamente vestida (mas com cara à mostra) incomoda? É que a mim sinceramente consegue incomodar-me mais algumas pessoas demasiado despidas, incomodam-me as leggins em geral, as "tigresse" em particular, mas não andam aí a proibir as pessoas de as vestir pois não? Não percebo o porquê de países (supostamente) desenvolvidos fazerem uma proibição dessas. Onde é que anda a liberdade de cada um poder vestir o que quiser? Anda-se a criticar a falta de liberdade nos países muçulmanos, que têm uma total falta de respeito pela liberdade em geral e das mulheres em particular e depois faz-se uma coisa destas? Não percebo como é que andamos a regredir em direitos supostamente básicos, e voltamos a ter que nos vestir como outros consideram correto. A França, com o seu lema "liberté, egalité, fraternité"consegue contradizê-lo absolutamente com esta proibição. O medo está a toldar-nos completamente o juízo e a deixar-nos tão extremistas como os que andamos a combater.

terça-feira, 23 de agosto de 2016

Fotos de m**da (literalmente)

Já vi muita coisa nesta minha curta vida, e já ouvi dizer que o parto pode afectar um bocado as mulheres, mas o que eu nunca tinha visto era uma mãe a anunciar orgulhosamente o nascimento do seu filho com uma foto do pequeno todo borrado, as devidas desculpa mas foi mesmo a palavra mais simpática para descrever a situação.
Eu até folgo em saber que a criança nasceu bem, saudável e que os intestinos estão a funcionar que é uma maravilha, mas não precisava de provas disso. Não precisava de ver essas provas por todoooooooo o lado, chegava-me a palavra da mamã e mesmo isso já era too much information. Escusado será dizer que esta pessoa já foi posta a andar do meu facebook, certo?

sexta-feira, 19 de agosto de 2016

Medo

Medo de ser feliz. Provavelmente a coisa mais estúpida que me passou pela cabeça mas acho que é isso mesmo. Tenho medo de demasiada coisa, medo de falhar, medo de me magoar, medo de sofrer, medo de tentar. O pensamento é sempre o mesmo, e se não resultar, e é esse mesmo medo que me impede de experimentar, de tentar. O medo paralisa, e nunca saberei o que seria se o tivesse enfrentado. Um dia vou ignora-lo e tentar. Se falhar, falhei, se me magoar, magoei, se sofrer sofri. Mas se tentar, ao invés de deixar as horas, os dias, os anos, a vida passar talvez seja realmente feliz. E se não for à primeira, aprendo com o que passar e um dia há-de ser.