segunda-feira, 26 de setembro de 2016

Praga - Dia 1

Foram 5 dias que souberam a pouco. Dias com muito quilometro nas pernas, com muito disparate, muito riso. Dias maravilhosos.
Os disparates começaram logo em Portugal, eu que nunca tinha andado de avião só queria que aquela coisa gigante não caísse, estava uma pilha de nervos e como tenho os melhores amigos desta vida eles resolveram deixar-me ainda pior, lembrando-me de todas as tragédias possíveis e imaginárias com aviões. Mas lá fomos, correu tudo bem, não é tão mau como imaginava, excepto a descolagem que não achei nada agradável.
Chegados ao aeroporto de Praga tratámos de levantar dinheiro (as taxas de levantamento são para lá de horríveis, por isso mais vale levantar muito de uma vez ou pagar directamente com multibanco que tem taxas bem menos elevadas) e fomos comprar os bilhetes para o autocarro. Os bilhetes de transportes públicos podem ser usados para vários transportes, existindo bilhetes de vários preços conforme o tempo de utilização. Comprámos o bilhete de 90 minutos que custa cerca de 1,30€, apanhámos o autocarro até ao metro (não circulam autocarros dentro da cidade) que nos levou até Nové Město (Praga 2) onde era a "nossa" casa. Optámos por alugar uma casa no airbnb, a casa era óptima, central (fomos a pé para todo o lado) e como éramos 4 ficou bem mais barato. Depois de instalados, fomos ao supermercado e aí foi a aventura. Nada está escrito em inglês (encontrámos umas pizzas que tinham os ingredientes escritos em português, fora isso tudo em checo, russo e afins) portanto uns andavam com o tradutor e outros com o conversor de moeda. As coisas são realmente baratas, comprámos jantar para esse dia e coisas para o pequeno almoço (que acabou por ser uma espécie de brunch) para os restantes 4 dias e pagámos cerca de 35€.
Depois do jantar fomos apenas fazer o reconhecimento das redondezas, passeámos junto ao rio, e fomos conhecer a famosa ponte Carlos (Karlův most) que está sempre cheia. E pronto, foi o primeiro dia em Praga.
Ponte Carlos, Castelo e Catedral


Estátua de Karlův  junto à ponte com o seu nome

Na ponte Carlos

 

quinta-feira, 8 de setembro de 2016

Fui só aqui

Foram 5 dias maravilhosos, com muito riso e felicidade à mistura. Cheguei ontem, com direito a aplausos e tudo (afinal eram para o Markovic, esse traidor, que chegou ao mesmo tempo). Agora vou só estudar, fazer trabalhos e acabar um curso e depois conto como foi a viagem.