sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Dar Sangue

Nos últimos dias tem-se visto nos telejornais que os bancos de sangue estão com problemas nas reservas relativamente aos tipos O(+ e -) e A-, mas não sabia que a situação estava tão mal ao ponto do IPST (Instituto Português do Sangue e da Transplantação) começar a contactar via telefone.

Hoje ligaram-me do IPST a pedir para dar sangue uma vez que o meu é do tipo O+ (sabem o meu número e tipo sanguíneo por ser dadora de medula), e se eu já tinha pensado que o tinha que fazer agora vou mesmo. Não custa nada (até para uma mariquinhas como eu que morre de medo de agulhas), e pode mesmo salvar a vida de alguém.

A única vez que dei sangue não foi a melhor das experiências, totalmente por culpa minha, como me sentia óptima depois da recolha resolvi armar-me em super mulher e achei que não precisava de comer (logo eu, pessoa de tensão baixa e que passa a vida com quebras de tensão), e para agravar fui-me meter no metro sozinha. Resultado: Ia desmaiando, valeram-me umas senhoras que viram que não estava nada bem e me ajudaram. Não estou a contar isto para assustar, antes pelo contrário, quando as pessoas que estão na recolha nos dizem que é melhor comer é porque é mesmo, e quando nos dizem que precisamos descansar, precisamos mesmo.

No geral, para se poder dar sangue basta: ter mais de 50kg, idade entre os 18 e os 65 (a idade limite para a primeira dádiva é aos 60 anos), as informações mais detalhadas encontram-se aqui.

Custa tão pouco comparado com o bem que podemos fazer a alguém.

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Neknominate

Neknominate é o nome de um "jogo" em que o objectivo é fazer vídeos (e partilhar nas redes sociais) a beber grandes quantidades de álcool. Eu cá acho que o objectivo é apenas ser mais estúpido e atrasado que o amigo e partilhar nas redes sociais.
Problema: Já morreram 5 pessoas (e desconfio que não ficam por aqui).
Mas que raio se passa na cabeça desta gente?? Uns deitam-se em varandas e tiram fotografias, outros bebem álcool até mais não tudo para se mostrarem os maiores nas redes sociais?? Para serem aceites num grupo??? Juro que nunca percebi essa coisa da necessidade de afirmação de algumas pessoas, menos ainda quando isso põe em risco a sua vida, ou a de outros.

Como costumo dizer, "os heróis estão todos mortos" e aqui os que se tentam armar em heróis acabam assim...

sábado, 15 de fevereiro de 2014

Dia dos Namorados

Hoje à tarde fui ao centro comercial com a minha mãe. Estava cheio. Tudo a comprar prendinhas para os seus mais que tudo. Comentamos uma com a outra que alguns devem aproveitar o caminho (já que o gasóleo está caro) e comprar a da namorada/o e a da outra/o (o nosso romantismo ao mais alto nível). Entramos numa papelaria. Está um rapaz a falar com a funcionária. Entrega-lhe dois corações de peluche e diz-lhe: "Embrulhe em separado". E depois há quem não compreenda porque é que sou tão pouco romântica.

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

R.I.P Língua Portuguesa

Será que não há maneira de proibir pessoas que assassinam a língua portuguesa de escreverem??? A sério, às vezes os meus olhos até ficam com dores com tanto x na mesma frase (ou palavra), fico a olhar para aquilo e às tantas até já eu tenho duvidas como se escreve determinada palavra. Para que é que andam pelo menos 9 anos na escola??? Para que????
Acho que vou criar uma petição para haver a hipótese 'Deenunciar/Bloquear por não saber escrever' no Facebook.